sábado, 15 de outubro de 2011

MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO


Embora a Polícia Militar do Maranhão tenha informado erroneamente que não houve manifestação no Maranhão, em São Luís, a Marcha contra a corrupção teve sua concentração às 14 horas na Praça do Pescador na Avenida Litorânea.

A Marcha contra a Corrupção é um movimento que ocorre paralelamente ao desfile de 7 de Setembro, que reuniu cerca de 60 mil pessoas na primeira ação que aconteceu em Brasília. Apitos, máscaras, nariz de palhaço e caras pintadas de preto são os símbolos da manifestação, além de cartazes de protestos.

Em São Luís, assim como no Brasil, a ação ganhou às ruas graças às redes sociais, especialmente o facebook, mais de 30.000 pessoas já demonstraram seu apoio on-line à marcha nacional, os ludovicenses ainda estão um pouco tímidos, mas se depender dos movimentos que fazem frente à ação local, isso vai mudar e aumentar o contingente nas manifestações de rua dentro de pouco tempo.

Compareceram à manifestação na capital maranhense aproximadamente 250 pessoas, que proferindo palavras de ordem, carregando cartazes e distribuindo panfletos, seguiram pela orla marítima com alguns integrantes carregando cruzes com plaquetas dos principais escândalos de corrupção do Brasil e principalmente do Maranhão simbolizando as mortes que a corrupção causa em nosso país e no estado.

A imprensa compareceu para cobrir o evento.


Manifestantes carregavam cruzes com inscrições dos escândalos do Mensalão, Caso Sudam, Caso Lunus, Pólo de Confecção de Rosário, Estradas Fantasmas no Maranhão, Projeto Salangô, Desvio de Recursos dos 72 hospitais, Projeto Italuís II entre outros.

A caminhada seguiu pela orla da praia e os manifestantes a todo instante proferiam palavras de ordem e protesto como: “No Maranhão queremos Saúde e Educação e não a corrupção!!!”, “Ão!Ão!! Abaixo a corrupção”, “Você ai parado!! Também é roubado”, seguido de falas das conseqüências da corrupção no estado do maranhão como: a falta de merenda escolar, falta de assistência à Saúde, falta de Saneamento básico e etc. incluindo os temas nacionais como: Ficha Limpa Já, Corrupção como crime Hediondo e Voto aberto no congresso.

Durante a manifestação surgiram várias faixas de protesto contra a corrupção no estado do maranhão, principalmente direcionadas as oligarquias existentes a nível estadual e nas maiorias dos municípios.


 Foi escolhido como tema da Marcha: “Por uma infância feliz, um Brasil sem corrupção”.

A manifestação finalizou na Praça de alimentação da Litorânea, onde o Observatório Social de São Luís aguardava os participantes com um abaixo assinado pela Lei de Plano de Metas no município de São Luís.

Após as assinaturas, todos em um ato simbólico colocaram as cruzes na Areia da Praia simbolizando as mortes que a corrupção já causou em nosso País e Estado.


 SOBRE OS MOVIMENTOS
Na capital maranhense, o Movimento Nossa São Luís (MNSL) apóia a iniciativa dos grupos Consciência Voz e Ação (CVA) e NASRUAS.MA, que garantiram na mobilização de rua para o evento.

O Movimento Nossa São Luís é uma estratégia de comunicação do Observatório Social de São Luís e integrante da Rede Latinoamericana por cidade justas e sustentáveis. Seu principal objetivo é chamar os diferentes eixos da sociedade para o debate e monitoramento dos indicadores de qualidade de vida da cidade de São Luís, tendo como um dos focos co-responsabilizar os cidadãos para a tomada de atitude perante as questões que maculam a qualidade de vida da cidade.

O Movimento Consciência, Voz e Ação e o NASRUAS.MA, iniciaram suas articulações via redes sociais (facebook) e fortaleceram a divulgação estadual das manifestações ligadas às articulações nacionais de combate à corrupção, os grupos são formados por homens e mulheres indignados com a situação do estado e país.

O grande desafio desses grupos não é conseguir mobilizar uma marcha e sim garantir que as pessoas envolvidas realmente estejam interessadas em mudar os rumos do país e do estado.

A estratégia de realizar a marcha no nacional no dia das crianças é para chamar a atenção e quem sabe dessa forma os pais se conscientizem que também são responsáveis pela educação ética do futuro do país que, mesmo com 511 anos, ainda é criança.

Veja fotos do Evento:


0 comentários:

Postar um comentário

____________