Somos um movimento popular livre de pessoas que se conheceram através das redes sociais e a utilizam como forma de comunicação, debate e articulação para manifestações com o objetivo de combater qualquer tipo de descaso e corrupção, atentando sempre para a construção de um meio social melhor para todos e todas, com transparência política, respeito às diferenças e a liberdade de expressão, justiça e igualdade de direitos.
Atualmente vivemos no Maranhão uma realidade contraditória ao seu potencial.
O Maranhão Localizado entre as regiões Norte e Nordeste tem o privilégio de possuir, devido a exuberante mistura de aspectos da geografia, a maior diversidade de ecossistemas de todo o País.
São 640 quilômetros de extensão de praias tropicais, maior potencial hídrico do nordeste com seus rios perenes, floresta Amazônica, cerrados, mangues, delta em mar aberto e o único deserto do mundo com milhares de lagoas de águas cristalinas; essas riquezas naturais juntamente com a riqueza histórica e cultural do povo que aqui mora dar ao Estado um grande potencial de desenvolvimento.
Porém, o que se constata em longos anos de um poder oligárquico, é o predomínio da corrupção, o nepotismo, a falta de ética na Gestão publica trazendo ao Estado um dos piores indicadores Sociais de todo Brasil.
Pela sua localização geográfica, riquezas naturais com abundancia de recursos hídricos, recentes descobertas de gás natural, petróleo e um porto localizado próximo à linha do Equador, o que diminui custo com logística aos grandes centros comerciais mundiais (Europa e Ásia), faz do Maranhão um estado visado pelos grandes Grupos econômicos mundiais que comandam grandes empresas, exploradoras das nossas riquezas naturais, minerais e a força de trabalho do nosso povo, trazendo graves conseqüências ambientais e sociais.
A corrupção e o descaso social, com a cumplicidade de nossos governantes/representantes, continuam a ser um dos nossos principais problemas, não só do município, mas do Estado em geral.
Nosso Estado vem vivendo um terrível retrocesso, os índices educacionais, de saúde, desenvolvimento humano e social, segurança e infra-estrutura em geral regrediram, fazendo com que nosso Estado ocupasse a última posição em quase todos os quesitos exigidos pelas Nações Unidas e outras organizações nacionais e internacionais.
A miséria e o analfabetismo são nossas principais marcas como Estado, tanto é que só fomos realmente “descobertos” lá fora, não por conta das nossas riquezas naturais e patrimoniais da humanidade e sim, pelos quase 50 anos de oligarquia e controle absoluto, constituindo assim, um Estado arcaico, monárquico e nenhum pouco atuante.
Tendo esta triste realidade em nosso Estado, cidadãos maranhenses de todos os cantos resolveram se reunir através de redes sociais e formaram, inicialmente, um grupo que logo se tornou um movimento chamado Consciência, Voz e Ação: Movimento Popular Livre, com um objetivo de luta maior entre seus integrantes: combater qualquer tipo de descaso e corrupção, atentando sempre para a construção de um meio social melhor para todos e todas, com transparência política, respeito às diferenças e a liberdade de expressão, justiça e igualdade de direitos.
Utilizamos o meio virtual como forma de comunicação, debate e articulação para nossas manifestações nas ruas.
Essa carta expressa nossa indignação enquanto cidadãos maranhenses e do mundo com tal situação de total abandono causando, miséria social, cultural e política do nosso povo.
Finalizamos lançando um convite para essa grande luta contra a ignorância, corrupção e o descaso político, em favor da democracia, da vida e do povo.
Vamos à luta !!!
Atenciosamente,
CVA – Consciência, Voz e Ação.